O estado de Santa Catarina confirmou o primeiro caso de Covid-19 causado pela variante Ômicron do novo coronavírus. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina trata-se de um caso importado. O paciente é um homem de 66 anos, morador de Jaraguá do Sul, que retornou de uma viagem da África do Sul no início de dezembro.
Segundo a secretaria, o paciente apresentou os primeiros sintomas no dia 9 de dezembro e permanece em isolamento durante o período de 14 dias, sob acompanhamento da vigilância epidemiológica municipal. O paciente, que completou o esquema vacinal, teve um quadro gripal leve, sem necessidade de hospitalização.
O teste de diagnóstico foi realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina, que encaminhou a amostra para sequenciamento genômico no Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro.
Outros 56 casos de Covid-19 suspeitos da variante Ômicron estão sendo investigados e monitorados em Santa Catarina, nos municípios de Balneário Camboriú (1), Biguaçu (2), Camboriú (1), Florianópolis (46), Palhoça (2), Canoinhas (1), Santo Amaro da Imperatriz (1), São Francisco do Sul (1) e São José (1).
-
1 de 7
Cuidados básicos ajudam a prevenir a Covid-19 e a gripe. Mantenha a utilização de máscaras
Crédito: Getty Images -
2 de 7
Higienize as mãos com água e sabão com frequência
Crédito: Fran Jacquier/Unsplash -
3 de 7
Utilize álcool gel quando estiver na rua
Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil -
4 de 7
Mantenha os ambientes ventilados
Crédito: Daniel Hansen/Unsplash -
5 de 7
Evite tocar os olhos e a boca constantemente
Crédito: Getty Images/Westend61 -
6 de 7
Evite aglomerações e locais fechados, quando possível
Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil -
7 de 7
Busque a vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe
Crédito: Thamyres Ferreira/MS
Source link
2021-12-21 21:51:09