Pesquisadores do Observatório Covid-19 divulgaram um boletim, nesta quinta-feira (23), sobre os desafios do combate à pandemia para 2022.
No documento, os cientistas elencam três principais pontos de preocupação. A falta de informações por conta da instabilidade nas plataformas da Saúde traz “imprecisões exponenciais” na tomada de decisões para gestão da crise sanitária, afirma o boletim.
Os pesquisadores também citam o surgimento de novas variantes que podem levar o país a “cenários inesperados e indesejáveis”, e temem que o cenário do final do ano passado, quando surgiu a variante Gama, se repita.
O boletim também demonstra preocupação com o “processo de politização das medidas de enfrentamento da pandemia”, que leva à “criação de um clima de descrédito e desconfiança em relação às vacinas”.
Em entrevista à CNN, a pesquisadora do Observatório Covid-19 da Fiocruz, Margareth Portela, afirmou que a politização das medidas de combate à pandemia recomendadas pela ciência pode ser o principal desafio para o ano que vem.
“Estamos vivendo nesse momento essa discussão lamentável em relação à vacinação de crianças, que é fundamental para diminuir a circulação do vírus”, disse.
Veja o vídeo da entrevista completa ao CNN Novo Dia no topo da página.
-
1 de 10
O Ministério da Saúde recomenda que diante de sintomas compatíveis com a Covid-19, como febre, tosse, dor de garganta ou coriza, com ou sem falta de ar, as pessoas devem buscar atendimento médico. Confira outras orientações
Crédito: Cassiano Psomas/Unsplash -
2 de 10
Use máscara o tempo todo
Crédito: Getty Images -
3 de 10
Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo
Crédito: Conscious Design/Unsplash -
4 de 10
Depois de usar o banheiro, limpe o vaso, mantendo a tampa fechada, higienize a pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária. Sempre lave as mãos com água e sabão
Crédito: Nathan Dumlao/Unsplash -
5 de 10
Separar toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos para uso exclusivo
Crédito: Sven Mieke/Unsplash -
6 de 10
O lixo produzido precisa ser separado e descartado
Crédito: Kinga Lopatin/Unsplash -
7 de 10
Evite compartilhar sofás e cadeiras e realize limpeza e desinfecção frequente com água sanitária ou álcool 70%
Crédito: Nathan Fertig/Unsplash -
8 de 10
Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária
Crédito: Daniel Hansen/Unsplash -
9 de 10
Caso o paciente não more sozinho, recomenda-se que os demais moradores da residência durmam em outro cômodo
Crédito: Bermix Studio/Unsplash -
10 de 10
Mantenha a distância mínima de 1,5 m entre a pessoa infectada e os demais moradores
Crédito: Chris Greene/Unsplash
Source link
2021-12-24 13:43:02