O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, acusou os Estados Unidos de quererem provocar um conflito na Ucrânia com suas acusações de uma iminente invasão russa.
Em conversa por telefone com seu homólogo americano, Antony Blinken, Lavrov ressaltou que a “campanha de propaganda lançada pelos EUA e por seus aliados sobre uma ‘agressão russa’ tem como fim provocar e encorajar as autoridades de Kiev” no conflito da região de Dombass, uma região do leste da Ucrânia, onde as forças ucranianas enfrentam há oito anos os separatistas pró-russos apoiados por Moscou.
A ameaça de uma guerra está fazendo muitos países ocidentais aconselharem seus cidadãos a deixarem a Ucrânia. Neste sábado (12), a Rússia também aumentou a preocupação internacional, ao admitir que está reduzindo seu pessoal diplomático em Kiev, devido a “provocações” da Ucrânia e de países ocidentais.
Em meio a este alerta generalizado, a diplomacia se intensifica neste fim de semana. Biden conversa hoje com Putin, depois de uma reunião de seus respectivos chefes do Estado-Maior conjunto na sexta-feira. Também está previsto um telefonema entre Putin e Macron.
2022-02-12 13:24:03