A Prefeitura de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, vai autuar a empresa Vallourec após o transbordamento do sistema de contenção de água de chuva da barragem que pertence à Mina de Pau Branco, na manhã deste sábado (8).
Além disso, a prefeitura ainda afirmou que vai exigir, junto com o Governo de Minas, “o cumprimento do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, já que o monitoramento, acompanhamento e licenciamento ambiental de mineração são atribuições de competência do Estado”.
A gestão municipal ainda disse que apura o tamanho do impacto ambiental gerado e que uma equipe da Defesa Civil da cidade está acompanhando os trabalhos na região. A informação foi divulgada pela administração municipal em nota.
A água invadiu a BR-040 e fechou o trânsito na rodovia. Segundo a concessionária que administra a via, por volta das 12h havia 2 km de congestionamento.
Após o transbordamento, que aconteceu pela manhã, o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Pedro Aihara, informou que o maciço da barragem está íntegro e não há danos na estrutura do local. O militar afirmou ainda que não há vítimas e que nenhuma comunidade está em risco, eliminando a necessidade de evacuação.
“Não houve rompimento de barragem. O que aconteceu é que a região foi afetada por uma forte chuva e há uma estrutura que, de forma leiga, a gente pode definir como uma estrutura de contenção de água de chuvas. Chamamos de dique. Em decorrência da quantidade de água das chuvas, que foram direcionadas para esse local, ocorreu um transbordamento dela”, explicou o tenente.
Leia também: Motorista grava água invadindo BR-040 após transbordo de barragem
Por meio de nota, a Vallourec informou que “não houve rompimento de barragem em sua unidade Mineração. Em função das chuvas excessivas dos últimos dias, houve um carreamento de material sólido da pilha Cachoeirinha para o Dique Lisa, localizado em Nova Lima, ocasionando o transbordamento desse dique, que fica próximo à BR 040”. A empresa disse ainda que já acionou os órgãos competentes e está trabalhando com as autoridades para minimizar os transtornos ocorridos.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Ana Gomes
Source link
2022-01-08 17:42:46