Uma triste história de vício na natureza terminou com uma reviravolta de superação. A chimpanzé Azalea, conhecida por seu contínuo vício em cigarros, um hábito que foi largado por ela recentemente.
Azalea vive no Zoológico Central, em Pyongyang, capital da Coreia do Norte. O primata chegou a fumar 40 cigaros por dia e seu vício era incentivado por tratadores, criticados por organizações internacionais de direitos do animais.
A chimpanzé se tornou conhecida em 2016, com 19 anos, quando o zoológico foi inaugurado. O animal foi treinado e aprendeu a acender os próprios cigarros com um isqueiro ou um cigarro já aceso.
As habilidades estranhas tornaram Azalea a estrela principal do zoológico e alvo de críticas internacionais, que apontavam a falta de ética dos tratadores, que a viciaram propositalmente para divertir os visitantes.
Como resposta, os tratadores afirmavam que “Azalea não traga” a fumaça dos cigarros.
Segundo o site noticioso Quartz.com, o enorme sucesso da primata tem relação com os hábitos fumantes dos norte-coreanos, uma vez que 45% dos homens do país fumam.
Na mesma época, surgiram histórias nunca confirmadas sobre as outras atrações do zoológico: cachorros que contam com ábacos, pombas que fazem apresentações de patinação e macacos que jogam basquete.
A notícia recente do fim do vício de Azalea foi dada por Jonas Walhstrom, um especialista em zoológicos que não apenas criticou os administradores do parque de Pyongyang, mas também o visitou diversas vezes ao longo dos anos, e até presenteou a instituição com animais menores, como peixes e aves.
Em entrevista ao tabloide ingês The Sun, Jonas afirmou que ouviu dos tratadores que Azalea não fuma mais, embora não tenha comprovado inteiramente a superação ao vivo.
“Felizmente eles pararam com isso, agora, pelo menos eles me disseram que pararam”, disse Jonas ao jornal.
Vamos ter que confiar na palavra deles, por enquanto.
LEIA ABAIXO: A história de Pony, a orangotango escravizada em uma casa noturna
2022-01-24 05:00:16